11 abril 2011

Pakistani Makeup "Festival"

Durante o meu curso profissional no Femina Institute (by Kryolan) aqui na Pakiland, perguntei para nossa instrutora qual era a diferenca entre pakistani, arab, libanese and Indian makeup e ela me respondeu que era uma mistura de tudo isso, que a pakistani makeup sofre forte influencia de todas essas culturas, sendo um pouco menos dramatica que a maquiagem arabe e libanesa, porem mais carregada que a indiana. Eu ja tinha notado isso, mas queria ter certeza hehe.

A pele das paquistanesas variam de tonalidade, sendo desde o "marrom avermelhado" dos indianos, passando pela olive skin (que aqui eles chamam de wetish color) ate a aclamada fair skin (pele clara), que eh uma verdadeira obssessao da paquistanesada em geral (isso rende outro post babadeiro by the way). Raramente se ve pele negra por aqui.

 Na paki makeup, nao existe apenas um foco, tudo eh muito bem trabalhado: pele, olhos e labios, embora os olhos sejam na maioria das vezes "mais trabalhado ainda". Eh um make totalmente construido. Sao muitas camadas de base, corretivo e po (acredite, MUITAS), o que para as fotos e sob os holofotes dos pomposos casamentos, fica perfeito, mas na vida real com um olhar mais de perto, o resultado pode ser catastrofico ou no minimo too much

Os olhos sao emoldurados com tecnicas meticulosas de sombreamento e muito bem delineados, bem diferente das tecnicas "simples" que usamos no ocidente. Cilios posticos e lentes de contato sao quase uma regra pra complementar o look.

O batom vermelho tambem eh muito usado e amado entre as paki girls, especialmente para maquiagem de noivas e tambem porque "acende" o tom de pele delas. Os pinks e rosados tambem estao sempre presente.

Ja muitas das "coroas" usam (valei-me!) uns batons pavorosos em tons de vinho "Benazir Bhutto" (que as vezes, somente as vezes, fica bonito) ou MARROM (affff) ou entao, batons cintilantes (medo) ou metalicos (pavooor).

Isso tudo o que estou falando, eh da makeup tradicional praticada em praticamente todos os saloes de beleza aqui. Mas alguns top makeup artist de vanguarda, estao tentando mudar esse cenario e aos poucos introduzindo uma beleza mais suave e natural, com um toque ocidental. Mas o caminho eh longo pois a cultura sempre fala mais alto. Soh as jovens "modernetes", modelos viajadas, algumas socialites e mulheres do show business, sao adeptas de um look mais clean, pele mais natural, gloss, blush...

No geral, as paquistanesas nao usem tanta maquiagem no dia-a-dia, deixando esse visual mais glam pros grandes eventos, que no caso aqui, sao os casamentos e entre os "rycos e famosos", os desfiles de moda, red carpets, premiacoes em geral etc...Para isso elas pagam fortunas nos saloes (maquiagem aqui eh muito, muito caro, se for top makeup artist entao, uma fabula). Ja em saloes de bairro ou populares, os precos sao mais razoaveis, mas ainda assim caros em comparacao os precos praticados no Brasil. Um bom makeup artist aqui eh elevados ao status de celebridade. 

Enfim, eu particularmente adoro o estilo, acho lindo de ver e diferente (quando bem feitas, logico), especialmente quando tem toda essa composicao do look (os acessorios, as maravilhosas dupattas (veu)  bordadas, o mehendi (henna)...Acho extremamente feminino, elas ficam parecendo bonecas vivas e apesar de  parecer demais aos nossos 'minimalistas' olhos ocidentais , quando voce leva em consideracao todo o contexto cultural, tudo fica harmonioso e belo. 

Bem, meu lado drag queen gritaaaa quando vejo esses looks e da vontade de sar maquiando todo mundo hihihi :P..Mas pra pra mim mesma, eu prefiro um look mais natural e o Habi (marido) tambem, soh uma pele bem corrigida, rimel, blush e gloss.

Fiz aqui uma selecao de pics do que eu considero bonito okay? Logico que nem tudo eh assim sempre tao perfeito, porque na vida real, nao somos "fotoshopadas" rs e nem todas tem essa beleza das modelos...

E voces, o que acham? Se arriscariam num look paki-indian-arab-lebanese que nao fosse pra ir a uma festa a fantasia?

 Contem-me tudo!



Um look mais 'flawless'. Acho essa modelo (Cybil) incrivelmente bela

Amo essa composicao, sem pegar tao pesado nas cores. Bem 'usavel'












Outro look que amo, just perfect!

Divina






Fotos: Reproducao (google images)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails